Linhas de Pesquisa

1. Etnologia e os Povos Originários das Américas

Esta Linha de Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores que realizam estudos etnográficos com sociedades indígenas e afro-indígenas nas Américas. Abarca estudos sobre diversos aspectos das culturas e sociedades dos povos indígenas contemporâneos; sobre seu engajamento e resistência frente aos processos de expansão do capitalismo, e as relações entre as escalas locais, nacionais e globais nesses processos. Assim, inclui estudos que contemplam processos de territorialização, apropriação do território e lutas pelo reconhecimento de direitos.

Docentes que atuam nesta linha:

Cecilia McCallum (Coordenadora)
Marina Guimarães Vieira
Danilo Paiva Ramos

Visitantes associados

Paride Bollettin
Ernenek Mejía
Thiago Cardoso
 

2. Etnicidade, Raça e Diáspora Africana

Esta Linha de Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores que realizam estudos etnográficos com sociedades e grupos relacionados à diáspora africana do Brasil, da América do Sul e do mundo atlântico. Entre outros temas, investiga diversos fenômenos, incluindo os religiosos, étnicos e identitários, buscando relacioná-los com os contextos políticos, econômicos e sócio-culturais. Tratam de conflitos ambientais e cosmopolíticos, relações entre etnicidade e Estado, alteridades em contextos urbanos e rururbanos, ecologia política e pluralismo jurídico.

Docentes que atuam nesta linha:

Ana Paula Comin de Carvalho
Cíntia Beatriz Müller
Diego Ferreira Marques
Jocélio Telles Santos
Luís Nicolau Parés
Fernando Firmo
Marcelo Moura Mello
Ordep Trindade Serra
Vilson Caetano Junior
 

3. Religião, Corpo e Saúde

Esta linha abrange estudos que contemplam os fenômenos religiosos, desde aquelas das religiões afro-brasileiras até as práticas e filosofias e cosmologias xamânicas. Os projetos estudam as expressões simbólicas, os comportamentos religiosos e as performances sociais que dão suporte para o entrecruzamento de manifestações de caráter laico e religioso, trata das práticas rituais, terapêuticas e lúdicas, traduzidas nos cuidados do corpo, incluindo os usos de drogas, frente aos estados considerados como agravos à saúde e inclui estudos sobre alimentação.

Docentes que atuam nesta linha:

Marcelo Moura Mello (Coordenador)
Marina Guimarães Vieira
Edward MacRae
Vilson Caetano Junior
Fatima Tavares
Carlos Caroso
Luís Nicolau Parés
 

4. Coletivos, Conflitos e Espaços Urbanos

Esta Linha de Pesquisa reúne projetos que investigam a produção dos espaços urbanos e a variada gama de transformações, apropriações ou ocupações por parte de agentes diversos. São de interesse desta linha os diversos atores, agrupamentos, coletivos ou movimentos sociais e suas lutas pelo direito à cidade. Relações entre história, populações específicas, deslocamentos, política e direito são alguns elementos que nos auxiliam a justar o foco de análises sobre a constituição do espaço.

Docentes que atuam nesta linha:

Urpi Montoya Uriarte (Coordenadora)
Cíntia Beatriz Muller
Milton Júlio Carvalho Filho

Visitantes associados:

Peter Anton
 

5. Patrimônio, Imagens e Memória

Os programas e projetos que integram a linha têm como foco de estudos dinâmicas relacionadas à memória, imagens (com eventual utilização de ferramentas audiovisuais e direntes suportes), patrimônio material e imaterial, acervos de bens tangíveis e intangíveis, seu emprego social, sua percepção e valoração, propomos investigar procedimentos de valorização de itens e repertórios, assim considerados e reconhecidos.

Docentes que atuam nesta linha:

Ana Paula Carvalho
Fátima Tavares
Carlos Caroso
Livio Sansone
Milton Júlio Carvalho Filho

Visitantes associados:

Peter Anton
 

6. Globalização, Poder e Ética

Estudos voltados aos fenômenos relacionados à globalização, suas práticas e discursos; à circulação de pessoas, capitais, informações e coisas em diversas escalas; às relações locais/supra-locais e globais, ao transnacionalismo e ao cosmopolitismo. Dedica-se ainda a questões de corrupção, moralidade, liberdade e ética, explorando as maneiras pelas quais as pessoas moldam a si e aos outros por meio desses temas.

Docentes que atuam nesta linha:

Livio Sansone (Coordenador)
Moises Lino e Silva,
Fernando Firmo
Diego Ferreira Marques
 

7. Gênero, Sexualidades e Estudos Queer

Essa linha têm como objetivo estudar as múltiplas formas sociais e culturais de constituição de gênero e sexualidade em diferentes sociedades ou segmentos sociais. Os estudos produzidos por esta linha exploram as operações de poder das estruturas, ordens e hierarquias dominantes para revelar alternativas, inversões de hierarquias e instabilidades estruturais que operam cotidianamente.

Docentes que atuam nesta linha:

Moises Lino e Silva (Coordenador)
Edward MacRae
Cecilia McCallum
Felipe Bruno Fernandes