PPGA Convida - Palestra de Ernenek Mejía: "Tramas - Uma comparação (im)possível: Nahuas (México) e Tupinambá (Brasil)"

Cartaz: https://ppga.ufba.br/sites/ppga.ufba.br/files/cartaz_ernenek_majia_2019_maior.png
 
Aos interessados num debate sobre a comparação - em geral -, e ela sob uma reflexão epistemológica/política, estão convidados à seguinte palestra dos seminário PINEB na próxima quinta 13, às 14hrs (novo horário) na Sala de Audiovisual, (na biblioteca).

Os trabalhos de pesquisa que realizei com os Nahuas de Ayotitlán, no México, e os Tupinambá de Olivença, no Brasil, sobre suas lutas políticas e seus desafios com relação ao controle sobre sua diferença, me levou a vislumbrar um exercício comparativo na tentativa de compreender o que produzia o efeito de ambos serem parte da mesma coisa, a pesar de serem conflitos específicos que não se conectam por si mesmos.

A comparação surgiu como parte de uma "elucidação recíproca" - seguindo a proposta de Cardoso (2006) - entre os contrastes que esses movimentos tornavam óbvios em ambas tramas históricas. Mas havia algo mais, o efeito das relações em que ambas as pesquisas foram feitas deslocava mutuamente os pontos de partida iniciais modificando as referências ao serem contrastados reciprocamente, se complementando e se estendendo entre si, por uma trama de relações dentro e fora da antropologia e entre a categoria de indígena. Assim as pesquisas com os Tupinambá era afetada pela pesquisa previa com os Nahuas, que por sua vez se revertia deslocando o lugar estável da primeira.

Português, Brasil